A história é o conhecimento que estuda a vida do homem com o passar do tempo. Esse saber pode investigar o que os homens realizaram, pensaram e sentiram durante o tempo em que são seres sociais. Além disso, o estudo da história permite o entendimento dos indivíduos e está presente no dia a dia de homens e mulheres e serve de aviso para a condição dos seres humanos de agentes transformadores da sociedade em que vivem.
É por meio da compreensão do passado que é possível entender o processo de transformação da natureza, ocorrido pelo acúmulo de sabedoria dos homens, e que possibilita mudanças essenciais na forma de viver de toda a humanidade e do próprio indivíduo, além de poder abrir novas possibilidades e transformações na sociedade dos dias de hoje.
Através do contato com as outras civilizações e com os grupos sociais que viveram em espaços e tempos diferentes que é possível entender quais as maneiras de manter viva a disciplina da História.
A identificação do conhecimento da História acontece de jeitos distintos. De um lado, há a alegação que a sabedoria histórica estuda o comportamento dos seres humanos e quai são as suas consequências durante o passar do tempo. De outro lado, existe a defesa de que o conhecimento da História realiza o estudo sobre as alterações das sociedades durante o passar do tempo. Ainda assim, é claro, estudar a História tem um papel essencial e norteador para o indivíduo no espaço e no tempo. Dessa forma, cada ser humano consegue entender a complexidade da sua existência e o contexto em que ele está inserido.
A História é dividida em períodos que marcam fatos em linha do tempo:
- Idade Antiga: é marcada desde o surgimento da escrita e das primeiras civilizações até a queda de Roma, durante o ano de 47.
- Idade Média: é marcada desde a queda do império romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla durante o ano de 1453.
- Idade Moderna: é marcada desde a queda de Constantinopla até a tomada da Bastilha, durante a Revolução Francesa, no ano de 1789.
- Idade Contemporânea: é marcada desde a Revolução Francesa até os dias da atualidade.
Alguns estudantes usam como exemplo de fichamento pronto em word, um método para fazer um fichamento nas normas da ABNT e usam vários temas históricos para isso. O fichamento pode ser dividido em:
Fichamento de citação: é a reunião de frases consideradas mais importantes que podem ser citadas em um determinado trabalho e que devem ser escritas entre aspas.
Fichamento bibliográfico: todas as ideias que foram selecionadas e que tem caráter de opinião pessoal.
Fichamento textual: esse tipo de fichamento deve ressaltar as principais ideias de um trabalho e que deve ser escrito com as palavras de quem está escrevendo o texto.
A história no Brasil
No Brasil, o processo de aprender História pode ser dividido em História do Brasil e em História Geral. Desse modo, no conhecimento da História Geral os mais variados assuntos históricos a acontecimentos de todo o mundo, fora do território brasileiro. Como por exemplo a Idade Antiga e a Idade Média.
É essencial que ocorra o estudo de acontecimentos do passados, para que seja possível o melhor modo de conviver das gerações antepassadas e, acima de tudo, para que haja a reflexão sobre os acontecimentos do passado. Com toda a certeza, essa compreensão pode auxiliar o entendimento dos fatos que acontecem no mundo dos dias de hoje, ao relacioná-los com os marcos do passados. Pois bem, é essencial a possibilidade de nortear as ações de cada indivíduo no presente e, em especial, ajudar na convivência em sociedade.
De qual modo fazer um fichamento e quais os tipos de fichamento são dúvidas muito comuns dos estudantes que desejam fazer um fichamento de conteúdo. Veja bem, antes de começar a fazer o fichamento sobre, por exemplo, trabalhos com o tema da História é possível seguir um modelo que já está pronto ou até mesmo ter como base um resumo.
Como a história tem influência no conhecimento
O conhecimento da História permite a criação de ferramentas para relacionar os fatos, percepção da diversidade ao interpretar que os marcos recebem e, em especial, ocorre o auxílio de cada indivíduo desenvolver o teor crítico ao analisar a realidade, a sociedade, a política e a a cultura de cada um desses acontecimentos.
Além de tudo, o conhecimento da História é essencial para que cada ser humano possa exercer a sua cidadania. A partir do conhecimento do passado, tanto passado quanto mais recente, é possível que cada indivíduo tenha condições melhores de refletir sobre o destino da sociedade e de tomada de decisões. A compreensão crítica dos acontecimentos do passado e do presente possibilitam a construção de uma sociedade muito mais justa e bem mais solidária.
Como escrever um texto ou iniciar um artigo sobre a história, por exemplo, podem levar os estudantes a ter dificuldades em como fazer o fichamento crítico e como deve ser a sua estrutura.